top of page

JUSTIFICATIVA

 

Apresentar para o público uma exposição internacional, com a parceria de artistas brasileiros e artistas africanos trará ao debate uma abordagem contemporânea das artes visuais embasada na história do Brasil e da África e nos rastros do afro-capixaba, o que, por conseguinte, proporcionará ampliar a visão sobre a própria história, a arte, sua produção, apreciação e a cultura negra.

 

A realização do intercâmbio será uma oportunidade ímpar para o artista capixaba, professores e para a comunidade negra que frequenta o Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas", MUCANE.

 

A atividade cultural é um importante instrumento educador, sendo relevante notar a lei n.o 10.639/03 que trata da integração nos currículos escolares da História e da Arte Africanas.

 

A implementação do projeto irá também fomentar a cadeia produtiva local, fortalecer a transversalidade da cultura com a educação e criar uma oportunidade de estágio e emprego para a comunidade local, formar e informar um público mais engajado com a cultura e com a arte afro-brasileira contemporânea junto às redes de ensino público e a sociedade capixaba, oportunizando um evento de cunho internacional fora dos principais eixos brasileiros.

 

Esses objetivos vêm ao encontro com o que está preconizado pelo Plano Nacional de Cultura, PNC, nas metas 9, 10, 11, 13, 14, 19, 22, 24, 25, 28 e 29 e com as propostas artísticas do Coletivo Colarta.

 

bottom of page